Postagem em destaque

Por que não devo receber a Eucaristia?

Imagem retirada da Internet Primeiramente é preciso entender que no Evangelho de Mateus 19:3-9 -... Alguns fariseus aproximaram-se de...

quarta-feira, 27 de março de 2013

Culpa

Hoje gostaria de falar sobre a Culpa, que culpa é essa que atinge os casais em segunda união dilacerando o coração com uma dor imensa, moldando todas as suas ações de sofrimento, exclusão e afastamento? Em alguns casos, chega ir ao desespero, e vemos que isso vai arrastando, e doendo, doendo, doendo!
Algumas considerações precisam ser feitas, que dor é essa, onde nasce e porque nasce?
Culpa só existe quando premeditamos algo, ninguém casou-se pra separar, para machucar alguém ou para sofrer, então porque tanta culpa, se o que realmente temos nessa condição que estamos é a de sermos responsáveis pelas nossas escolhas e pelas consequências que as mesmas geram. ser  RESPONSÁVEL é a palavra e não CULPADOS. precisamos aprender a sermos responsáveis ao invés de culpados. não foi de propósito e ninguém tem o direito de julgar os motivos que levaram cada um a fazer uma escolha um dia, na sua vida, mas cabe a cada um entender que quando fazemos uma escolha, por mais motivos que tenhamos para isso, chegou a hora de sermos responsáveis por essas escolhas e assumirmos as consequências. Toda mãe que educa, coloca limites e a Igreja que é mãe, acolhe, mas também educa! quando entendermos isso, vai ficar mais fácil entender, que não estamos sendo excluídos de nada, mas sim instruídos a obedecer aos limites que a Igreja nos coloca, até mesmo para que sejamos um bom exemplo para outros casais. Somos chamados a testemunhar que Matrimônio é coisa séria. Porém ninguém é culpado, ninguém está sendo condenado, mas educado para o amor verdadeiro, a Igreja se compadece e acolhe com amor a todos, mas temos que ter consciência do nosso pecado e assumir a grande tarefa de pertencer a Igreja com o serviço que podemos oferecer e manter essa comunhão com Deus e nosso irmãos, mesmo que não seja em espécie, mas que seja verdadeira nas minhas ações e posturas diante de Deus e do próximo! A Culpa não cabe aqui, ninguém desejou nada disso, pensem com carinho nisso!
Angela Del Rey

Um comentário:

Cl@udinh@ disse...

Ângela, fantástico seu texto.
Eu sou prova viva dessa culpa que corrói, destrói e nos afasta da graça de Deus (mas nunca Deus se afasta da gente).
Muitas e muitas vezes as pessoas ao nosso redor são as que mais nos culpam, não entendem e não acolhem, mas Deus sempre está do nosso lado, não pra nos culpar, mas pra abrir os braços e nos receber na nossa dor (e é uma dor gigantesca). Muitas vezes sentimos essa culpa gigante por falta de informação e acolhimento.
A igreja, feita de homens, sabe amar muito aqueles que estão sempre no caminho mais reto, mas aqueles que, por qualquer motivo, não estão sempre dentro das leis, são excluídos, por serem menos “santos”.
Será mesmo? Quem é mais santo? Quem é mais pecador?
Que nós, cristãos, tenhamos o mesmo acolhimento e amor de Jesus pra lidar com os casos especiais, porém, filhos de Deus como todos nós.
Eu sou responsável pelas minhas escolhas, mas se algum dia carreguei culpa, Jesus me libertou disso. Amém.