Postagem em destaque

Por que não devo receber a Eucaristia?

Imagem retirada da Internet Primeiramente é preciso entender que no Evangelho de Mateus 19:3-9 -... Alguns fariseus aproximaram-se de...

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Programa Família em Destaque - Rádio Kairós – 26/12/2010

O nosso programa está surpreendente, trazendo hoje o Tema: "ONDE JESUS VAI NASCER NESSE NATAL?". Família em Destaque também terá músicas, Conhecendo a Pastoral Familiar, Mensagem, Entrevista, Espiritualidade no lar. "além de notícias da sua comunidade, mas para isso, contamos com sua colaboração para que você possa, junto conosco, compartilhar através desse meio de comunicação, esse canal direto com o ouvinte, que é a Radio Kairós, nos enviando antecipadamente as noticias da sua comunidade."
Também faremos debate do tema do dia com nossos colaboradores e com você que é muito importante para que esse programa aconteça... Venha colaborar conosco! Esperamos sua participação através de cartas para: Programa Família em Destaque, Av. Jones dos Santos Neves-sul, 650, bairro Sernamby, CEP 29930-440, pelos telefones 3312-9825, pelo celular 9849-0515. Ou pelo email familiaemdestaque@hotmail.com. (entram apresentações).


Sua Família é importante para você? Para nós ela é muito valiosa. Pois esta é a rádio da Família e queremos chegar mais perto de você!

MUSICA:

Bom dia! Estamos vivendo o grande clima de Natal, momento de reconciliação, de alegria e de permissão! É aniversário de Jesus e ele quer nascer em nossos corações! Estamos prontos para permitir esse nascer? Estamos prontos para abrir mão do consumismo e da compulsão por prazeres momentâneos? De quem é a festa neste Natal? Quem é o aniversariante! Que presente Jesus quer ganhar de todos nós? Vamos refletir nesse nosso programa especial de Natal como está sendo vivido o advento e o Natal por nossas famílias e o quanto estamos dispostos a corrigir nossa rota e caminhar em direção a missão que Jesus nos deixou?(Angela Del Rey)

Você que nos ouve agora, você mesmo participe conosco através de cartas para: Programa Família em Destaque:No endereço da rádio, pelos telefones 3312-9825, pelo celular 9849-0515. Ou pelo email familiaemdestaque@hotmail.com. Este programa que vem colocar a sua Família em Destaque! Conta com a sua participação. Colabore na abordagem do tema de hoje: "ONDE JESUS VAI NASCER NESSE NATAL?".

Musica: Uma Grande Família – Chitãozinho e Xororó!


Sua Família é importante para você? Para nós ela é muito valiosa. Pois esta é a rádio da Família e queremos chegar mais perto de você!

Entrevista: gravada! Reforçar os pontos mais importantes da gravação.

TEMA: "ONDE JESUS VAI NASCER NESSE NATAL?".
Natal: a festa da vida e da paz - CNBB - Dom Anuar Battisti
O símbolo cristão do Natal é o presépio: uma família recolhida em uma estrebaria, uma criancinha recém-nascida em uma manjedoura, alguns animais, pastores vestidos pobremente, três homens vestidos ricamente e um anjo a indicar que ali se oculta um mistério divino.
Se quisermos compreender realmente o que é o Natal, precisamos nos colocar diante desse símbolo e nos perguntar pelo seu significado. O significado do presépio é, portanto, o maior de todos os presentes: ele nos revela que Deus está presente entre nós. E a sua mensagem é a paz como dom de Deus e como conquista da boa vontade humana. De fato, a Bíblia nos diz que os anjos cantavam "glória a Deus no alto dos céus, e paz na terra às pessoas de boa vontade".
No Natal, Deus é que nos dá o grande presente: seu Filho. E este nos dá a Vida e Paz. Será que há presente mais precioso que este? O que mais desejamos, no fundo de nossos corações, é uma paz verdadeira e completa. E é este o presente que Deus nos oferece. Só na paz a vida humana tem sentido. Só assim podemos ser autenticamente felizes. O grande papa Pio XII dizia que sem a paz tudo se perde e com ela tudo se ganha.
Segundo uma antiga tradição, como preparação para o Natal se dá presentes aos pobres e às pessoas queridas para manifestar a alegria do encontro com Jesus. Quem começou esta tradição foram os Magos. Três homens que receberam uma revelação acreditaram nela e fizeram uma longa peregrinação para encontrar Jesus.
Ao final dessa peregrinação que foi iluminada por Deus, ofereceram a Jesus alguns presentes. Tal oferta, na verdade, foi o sinal de sua gratidão. Receberam a revelação, a fé e a salvação. Por isso retribuíram com presentes que simbolizavam os frutos espirituais de sua jornada e também sua gratidão.
Essa tradição tem muita beleza, mas inclui também um grande risco: o de reduzir a preparação para o Natal a uma simples compra de presentes; e de desvalorizar a celebração do Natal, tornando-a uma bela festa, mas sem nenhum significado religioso.
O símbolo maior do Natal nos revela que sua mensagem implica em muito mais do que simplesmente dar presentes e receber presentes. Ele nos ensina que primeiro é preciso saber receber o grande presente de Deus. E depois, como consequência, viver o Natal é deixar-se transformar pelo presente recebido. Essa transformação nos compromete com a causa da verdadeira paz, da defesa da vida, da vivência da solidariedade e da partilha. Independentemente de presentes, Natal é a festa da vida e da paz!


O Valor do Natal
Em um destes dias de muito calor eu ia de carro com meu filho quando passamos em frente a uma sorveteria, e ele me pediu que lhe comprasse um sorvete porque terminaram as aulas. Um sorvete é o presente mais barato que alguém pode dar ao filho, e não necessita que se espere o fim das aulas para dá-lo. Porém me chamou a atenção a expressão de alegria no meu filho só porque eu aceitei a proposta.
Depois de eu lhe comprar o sorvete, ele me agradeceu e disse em voz alta: "Que férias legais vou ter dessa vez!". Surpreendi-me com o que um simples sorvete podia fazer. E então pensei nos valores que inculcamos em nossos filhos para este Natal.
Será que nossos filhos gostam dos detalhes do Natal, preparar o presépio, por os enfeites, preparar o pasto para as ovelhas, fazer juntos em família o presépio, preparar a estrela de Belém com papéis brilhantes. Ou será que vamos a uma loja, compramos o presépio e mandamos a empregada colocar em um canto da casa, ou talvez o montemos sem grande interesse.
Penso que se mostramos a nossos filhos o valor do Natal através desses pequenos detalhes, valorizamos a cena de uma reunião familiar em toda Noite Feliz, pois se o Natal só serve para aplacar os pedidos de presentes das crianças, por mais carrinhos de brinquedo sofisticados que lhes compremos, estes não servirão para passar-lhes o verdadeiro espírito natalino.
Que lhes parece se em vez de superficialidades mostrarmos aos pequenos, e porque não aos adultos que convivem conosco, que o Natal é passar esse dia com o amor familiar, é perdoar, é alegria, é ter paz interior, é esperança de que o amanhã será melhor porque existe Jesus, porque realmente a mais de 2000 anos um pequeno menino nascido de uma virgem, casada com um carpinteiro chamado José, nasceu para nos salvar, para nos dar a oportunidade de sermos bons, de fazer as coisas bem, de sermos honestos, de sermos respeitosos e obedientes com nossos pais, de sermos carinhosos e agradáveis com os demais, de entregar um sorriso às pessoas que convivem conosco. Isso e muitas coisas mais, podemos ensinar como sendo o valor de um Natal.
De: Alicia ABZ, no site Encuentra.com (http://www.encuentra.com)

Sua Família é importante para você? Para nós ela é muito valiosa. Pois esta é a Rádio da Família e queremos chegar mais perto de você!
 



tema de Hoje:
"ONDE JESUS VAI NASCER NESSE NATAL?".

MENSAGEM - O SONHO DE JESUS



    Jesus sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E não queria acordar porque neste ano os Humanos encheram-se de boa vontade e fizeram um acordo de Paz, que silenciou todas as armas. Em todos os cantos do planeta, mesmo nos lugares mais recônditos da Terra, as armas calaram-se para sempre e os carros de combate e outras máquinas de guerra foram entregues às crianças para neles pintarem flores brancas de paz.
Jesus sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E não queria acordar porque nesse sonho não havia fome: em todas as casas havia comida, havia até algumas guloseimas para dar aos menores. Mesmo as crianças de países outrora pobres tinham agora os olhos brilhantes, brilhantes de felicidade. Todas as crianças tinham acabado de tomar um esplêndido pequeno-almoço e preparavam-se para ir para a escola, onde todos aprendiam a difícil tarefa de crescer e ser Homem ou Mulher.
Jesus sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E no seu sonho não havia barracas, com água a escorrer pelas paredes e ratos pelo chão, nem gente sem teto, a dormir ao relento. No sonho de Jesus, todos tinham uma casa, um aconchego, para se protegerem do frio e da noite.
Jesus sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E no seu sonho não havia instituições para acolher crianças maltratadas e abandonadas pelos pais nem pequeninos e pequeninas à espera de um carinho, de um beijo... De AMOR. Todas as crianças tinham uma família: uma mãe ou um pai ou ambos os pais, todas as crianças tinham um colo à sua espera.
Jesus sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E no seu sonho não havia palavrões e outras palavras feias, não havia empurrões, má educação e desentendimentos. Toda a gente se cumprimentava com um sorriso nos lábios. Nas estradas, os automobilistas não circulavam com excesso de velocidade, cumpriam as regras de trânsito e não barafustavam uns com os outros.
Jesus sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E no seu sonho não havia animais abandonados pelos seus donos, deixados ao frio, à fome e à chuva, nem animais espetados e mortos nas arenas, com pessoas a aplaudir.
Mas, afinal, quando despertou verdadeiramente, Jesus viu que tudo não tinha passado de um sonho; que pouco do que sonhara acontecia de verdade. Ficou triste, muito triste, e pensou:
- Afinal, ainda é preciso que, pelo menos uma vez por ano, se celebre o Natal!.
E, nessa noite, Jesus começou os preparativos para dar,mais uma vez, um pouco de alegria a todas as crianças do Mundo.
    Retirado de "Diário de Aveiro", de 2000/12/07 - Adaptado por Vaz Nunes - Ovar
 



Musica:
 



O programa Família em Destaque está destacando hoje o tema "ONDE JESUS VAI NASCER NESSE NATAL?". Conta com a sua participação através de cartas para: Programa Família em Destaque, no endereço da rádio, pelos telefones 3767-2000, 3312-9825, pelo celular 9849-0515 ou pelo email
familiaemdestaque@hotmail.com.

ESPIRITUALIDADE NO LAR
EVANGELHO - S. LUCAS - (Lucas 2,1-20)


Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria. E iam todos recensear-se, cada qual à sua própria cidade.
Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judéia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da linhagem de David, a fim de recensear-se com Maria, sua mulher, que se encontrava grávida.
E quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria. Na mesma região encontravam-se pastores, que pernoitavam nos campos guardando os seus rebanhos durante a noite. O anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito medo. Disse-lhes o anjo: "Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias, Senhor. Isto vos servirá de sinal para o identificardes: encontrareis um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura." De repente, juntou-se ao anjo uma multidão de exército celeste, louvando a Deus e dizendo:
"Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de Seu agrado." Quando os anjos se afastaram em direção ao Céu, os pastores disseram uns aos outros: "Vamos então até Belém e vejamos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer." Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o Menino, deitado na manjedoura. E quando os viram, começaram a espalhar o que lhes tinham dito a respeito daquele Menino. 18Todos os que os ouviram se admiraram do que lhes disseram os pastores. Quanto a Maria, conservava todos essas coisas ponderando-as no seu coração. E os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, segundo lhes fora anunciado.


Fala no estúdio e ouvinte por telefone!

Musica:

Uma história de Natal
Era uma vez um menino que se chamava Rafael. Um dia ele ouviu o pai a falar com a mãe, que iam preparar uma festa para festejar o Natal. O Rafael pensou logo em convidar o seu grande amigo João, que vivia numa barraca, numa zona muito pobre junto de um rio. Como o seu amigo não tinha telefone teve de ir à casa dele. Quando lá chegou perguntou:
- Está alguém em casa? - e ninguém respondeu.
Então ele decidiu entrar, e o João estava lá dentro.
- Então João, porque é que não respondeste?
- Porque estava distraído.
- Ah! Olha eu vim aqui, para te convidar para ires lá a casa passar o Natal.
- Não posso.
- Então por quê?
- Porque a minha mãe está doente.
- O que é que ela tem?
- Tem uma gripe muito forte.
- Ah! Mas se ela tomar um bom remédio, de certeza que vai ficar boa.
- Isso já eu pensei, mas eu não tenho dinheiro para ir ao médico nem à farmácia.
- Eu vou pedir aos meus pais.
- O Rafael foi ao carro e perguntou aos pais:
- Pai pode emprestar dinheiro ao João, para ele ir comprar os remédios à mãe?
- Está bem, eu empresto.
- Obrigado, pai, eu adoro-te. Vou já contar ao João.
Então o João foi comprar os remédios e a mãe ficou boa. No dia de Natal o João e a mãe foram lá a casa do Rafael, todos juntos festejaram o Natal. Só é pena, que todas as crianças não tenham um Natal assim nem um amigo como o Rafael.


tema de Hoje:
"ONDE JESUS VAI NASCER NESSE NATAL?".

Conhecendo a Pastoral (Vinheta)
FELIZ NATAL


Desejamos transmitir a todos o verdadeiro sentido do Natal que, por muitos motivos, tem sido esquecido e "descristianizado". Se quisermos que o Natal não se transforme apenas em troca de presentes e panetones; se quisermos que a poesia dos pastores e dos presépios não seja apenas uma lembrança da infância, mas seja o Natal das nossas crianças, então a festa do Natal é a melhor ocasião para procurar aquela atmosfera de magia e de encanto.
Jesus tornou-se um de nós para que saibamos compreender a magia da presença de Deus no nosso interior; junto com esta presença sintamos todo o amor, a alegria e a paz que nos convidam a viver e a manifestar a compaixão, a piedade, a solidariedade e a fraternidade.
Ajudemo-nos uns aos outros; amemo-nos mutuamente com aquele amor que Cristo amou a Igreja; perdoemo-nos reciprocamente e sejamos um para o outro uma presença do Deus misericordioso.
Feliz Natal e Ano Novo repleto de ótimas e santas realizações para todos, em particular aos agentes da Pastoral Familiar. Continuemos firmes nesta maravilhosa missão que do Pai recebemos: promover e defender os valores familiares. Deus abençoe a todos pelas lindas e frutuosas iniciativas colhidas ao longo deste ano em toda Diocese, Paróquias e nas comunidades.

Despedida dos participantes!
Encerramento: Querido ouvinte, o nosso programa Família em destaque está chegando ao seu final, foi maravilhoso estar com você nessa manhã de domingo e colocar sua família em destaque. Hoje o nosso programa trouxe o tema:
"
ONDE JESUS VAI NASCER NESSE NATAL?
". Família em Destaque também teve músicas, Conhecendo a Pastoral Familiar, Mensagem, Entrevista, Espiritualidade no lar e debate com nossos colaboradores e com você que é muito importante para que esse programa acontecesse. Esperamos você no próximo domingo para colaborar conosco através de cartas para:
Programa Família em Destaque, Av. Jones dos Santos Neves-sul, 650, bairro Sernamby, CEP 29930-440, pelos telefones: 3312-9825, pelo celular 9849-0515. Ou pelo email familiaemdestaque@hotmail.com.

Uma Boa semana Para todos! E LEMBRANDO...
Sua Família é importante para você? Para nós ela é muito valiosa. Pois esta é a rádio da Família e queremos chegar mais perto de você!

Nenhum comentário: