Postagem em destaque

Por que não devo receber a Eucaristia?

Imagem retirada da Internet Primeiramente é preciso entender que no Evangelho de Mateus 19:3-9 -... Alguns fariseus aproximaram-se de...

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Escutar...

Escutar alguém é receber um presente de valor inestimável
como uma jóia preciosa que nenhum colecionador pode pagar. Falar de nós mesmos é algo muito difícil e um ato de muita coragem... Não há gesto mais singelo do que permitir que o outro saiba aquilo que só eu sinto. No ato da decisão "preciso falar", tem que ter a decisão do outro de escutar. Não dá pra ser um ato egoísta e sim de muita generosidade... este é o começo de um forte compromisso. Ser responsável na hora de escutar é importante.

A primeira coisa indispensável é saber que escutar é diferente de ouvir. Ouvir é a capacidade de reconhecer o som emitido pelo ambiente. Escutar exige que estejamos dispostos a nos desfazer dos nossos preconceitos, dos nossos julgamentos... é necessário se colocar no lugar do outro para compreendê-lo sem ter que nos machucar com a dor... é importante acreditar em tudo e ser espelho, jamais aquele que tem a resposta. Escutar significa que o outro tem a resposta, o meu papel ali é de escutar, não de achar soluções... Escutar quer dizer que o outro é precioso e está me dando de presente o que ele tem de mais secreto. É indispensável sair de mim para estar ali com o coração puro. Não preciso ter a resposta, mais a disponibilidade de ouvir com total dedicação.

Hoje o mundo em que vivemos exige de nós tanto, que quando menos esperamos já não falamos mais e muito menos temos tempo para escutar! Perdemos a grande chance de estar em contato com a grandeza de Deus que habita o outro. Quando escutamos alguém a sensação é de estarmos em estado de Graça, porque nada pode nos aproximar tanto de Deus do que abraçar o nosso eu e nos permitir acolher o outro na sua real dimensão. Amar e ser amado pelo que somos e acreditar que é possível que cada um se torne dono das suas próprias escolhas e encontre o seu próprio caminho!


 

                    Angela Aparecida Cassemiro Del Rey

                        03-01-2011

Nenhum comentário: